Bote Fé na Vida

Foi dada a largada rumo à JMJ – Rio 2013

No dia 22 de Julho de 2012, faltará exatamente 1 ano para a Jornada Mundial da Juventude – Rio 2013, e para marcar a contagem regressiva rumo à JMJ diversas dioceses do nosso país estão articulando o “Bote Fé na Vida”, onde  acontecerá uma corrida de rua envolvendo todas as expressões da juventude local.
Pensando em algo novo, adaptado à nossa realidade de Setor Juventude da Diocese do Rio Grande, e sendo extremamente envolvente aos nossos jovens, queremos propor como atividade preparatória a JMJ que todos os grupos, em todas as comunidades e paróquias da nossa diocese, celebrem no dia 22 de Julho o Terço da Juventude (abaixo). Para que todo esse processo rumo à JMJ dê certo precisamos viver esse espírito de Jornada desde já. Enviamos também uma Prece (abaixo) para que nossas comunidades celebrem na celebração eucarística, da semana do dia 22/07, neste mesmo espírito.
É extremamente importante que nossos grupos estejam vinculados e unidos com toda a juventude da nossa diocese em oração permanente pela Igreja do Brasil e por todos os jovens que ainda não tiveram um encontro pessoal com Cristo.
Eaí Juventude? Vamos fazer acontecer?


Prece para ser lida na Missa na semana do dia 22/07:
- Falta um ano para a Jornada Mundial da Juventude a contar de hoje. Para que em todo este processo que prepara este momento tão especial na vida da Igreja possamos reconhecer e amar os jovens de nossa comunidade e encontrar no rosto deles o rosto jovem de Deus, rezemos ao Senhor.



Terço da Juventude:

Para muitas pessoas a juventude é apena uma etapa da vida, um tempo de transição, de escolhas, de adaptação. No entanto, sabemos que ser jovem é muito mais que ter pouca idade. É ter muita vida no coração, muita vontade de vencer, muita garra para ir à luta. Que este terço nos anime a seguir o exemplo de tantos jovens da Bíblia que lutaram e venceram

Primeiro Mistério: A história do jovem Davi (I Sm 16, 1-13)
Uma das coisas que mais entristece um jovem é não receber a confiança dos mais velhos. Há quem diga que o jovem é naturalmente irresponsável. Pelo jeito, Deus não pensa assim, pois confiou os momentos mais importantes da história da salvação a pessoas jovens. Vamos rezar e refletir sobre esta história do jovem Rei Davi.

Segundo Mistério: Uma jovem chamada Maria ((Lc 1, 30-38)
Se a história acontecesse nos nossos dias, Maria estaria cursando os primeiros anos do Ensino Médio. Não teria mais que 16 anos. E Deus colocou em suas mãos a decisão mais importante da história. É claro que este é um caso todo especial. Mas nos faz pensar na confiança que devemos ter em nossos jovens. Quantos deles estão em tempo de decisão. É preciso a fé e a coragem de Maria para dar um passo. Mas não sem antes questionar o significado das coisas, como fez a jovem de Nazaré. Juventude é tempo de questionamento, de fazer muitas perguntas. Mas no final de tudo é preciso ter também a disponibilidade de Maria.

Terceiro Mistério: A adolescência de Jesus (Lc 2, 41-52)
No início de sua adolescência, Jesus aparece com um destes meninos perguntadores: por que isso? Por que aquilo? Fazia também suas aventuras: deixou seus pais preocupados quando desapareceu no meio de uma excursão; Quem já não passou por essa situação? Não basta crescer em tamanho. Também não basta passar no vestibular e ser bem visto pelos outros. Não é suficiente crescer em sabedoria. O jovem precisa de um crescimento integral: no corpo, na mente, no coração...diante de Deus e diante da sociedade.

Quarto Mistério: Um jovem que disse não (Mt 19, 16-29)
Este jovem tem alguma coisa a ver com você? Um barco precisa soltar as amarras e jogar fora algum peso para avançar em direção ao alto mar. O que é que está pesando demais em seu coração? Será que essa não é a causa de muitas de suas tristezas?

Quinto Mistério: Um jovem que disse sim
Se o jovem rico disse não e colheu tristeza, João disse sim e tornou-se símbolo de ternura, alegria e amor. O jovem João esteve presente em momentos marcantes da vida de Jesus. Porém, o que mais chama a atenção é que João, o mais jovem dos apóstolos, foi o único a seguir até a cruz. Esta fortaleza é o grande dom que pedimos nesta oração. Diante dos apelos da droga, da violência, da vida sexual irresponsável, da moda, e de tantos outros caminhos que conduzem à morte, o jovem é chamado a escolher o caminho da vida. Basta dar um passo...os outros virão!


Por: Diego Fernandez, Eliezer Almeida e Eliza Franz
Comunicação Setor Juventude Diocese do Rio Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário