Diocese de Rio Grande e o protagonismo juvenil

A Igreja em Rio Grande vive um tempo histórico diante do crescimento populacional e do desafio missionário. Um momento em que todos os organismos eclesiais estão em processo de transformação. São inúmeras as atividades pastorais, desde a Escola Bíblico-catequética, passando pelo curso de Ministérios Leigos, até os encontrosquerigmáticos e retiros paroquiais. Aconteceu a 276ª novena e festa de São Pedro; a paróquia do Carmo celebra o seu centenário; e, em outubro, entraremos no “Ano da Fé”, comemorando os 50 anos do Concílio Vaticano II.
Enquanto isso, a nossa juventude, com toda a Igreja, vem se preparando intensamente rumo à Jornada Mundial da Juventude (JMJ) 2013, no Rio de Janeiro. Depois da Assembleia Diocesana, no último Domingo de Ramos; No dia 24 de junho, realizaram, no Centro Diocesano de Pastoral, a primeira reunião preparatória para a 2ª Jornada Diocesana da Juventude, que acontecerá em 1º de Setembro.
Em 12 de outubro, celebraremos a 38ª Romaria de Nossa Senhora de Fátima, com o tema: "Maria de pé, junto à Cruz dos Sofredores" (cf. Jo 19, 25-27), colocando a celebração na dinâmica da acolhida da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora (símbolos da JMJ) dados pelo Beato João Paulo II aos jovens e que visitarão a Diocese de Rio Grande nos dias 06 e 07 de novembro, na celebração do “Bote Fé Rio Grande”. Será um momento de profunda espiritualidade e protagonismo juvenil.
Enfim, o ápice desta caminhada será a “Semana Missionária” que antecede a celebração da Jornada Mundial, entre os dias 16 a 20 de Julho, do próximo ano. Cada diocese terá este momento, acolhendo os peregrinos estrangeiros. E, assim, a nossa Igreja particular do Rio Grande poderá, de modo concreto, realizar o seu processo de se tornar uma comunidade missionária e acolhedora, tendo como cume a Jornada Mundial da Juventude, entre os dias 23 a 28 de Julho de 2013, na cidade do Rio de Janeiro, com o Papa Bento XVI.
  • Fonte: Eai?tchê
  • Créditos:
  • Felipe Silva do Nascimento
  • Assessor de Comunicação da Diocese do Rio Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário