São José do Norte se articula em Assembleia Paroquial


Os representantes do Conselho Paroquial, assessores de jovens e, sobretudo, as lideranças jovens da Paróquia São José, do município de São José do Norte, Diocese do Rio Grande, reuniram-se no dia 07 de julho de 2012 para a Assembleia Paroquial da Juventude. Estiveram representadas comunidades da cidade e do interior. Dentre os objetivos, estavam: construir a Jornada Paroquial da Juventude, integrar os jovens da paróquia em atividades comuns e formar comunhão com o trabalho realizado na Diocese.
Pela parte da manhã, teve-se como finalidade explorar a dimensão do jovem em âmbito de Igreja Paroquial e a construção da Jornada Paroquial da Juventude que, será no dia 19 de agosto desde. À tarde, o Setor Juventude Diocesano se fez presente, por meio da equipe de articulação, a fim de estimular a dimensão formativa, incentivando os jovens a pensarem sobre três questões fundamentais para sua caminhada: O que significa para mim participar de uma Jornada Diocesana da Juventude? Como posso acolher a cruz e favorecer que outros jovens sejam tocados por ela? Por que ir na Jornada Mundial da Juventude no Rio?”. A partir destas provocações entraram na pauta para a formação dos jovens: as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora, Documento 85, Youcat: Catecismo Jovem, Cartilha Eaí?Tchê, Cruz Peregrina.
Dentro do planejamento realizado, a Jornada Paroquial almeja mobilizar os jovens em torno de Evangelização da Juventude. Ao mesmo tempo, quer ser ocasião de preparação à Jornada Diocesena da Juventude (JDJ), que se realizará em 01 de setembro de 2012.
Segundo Andrei Rosca, seminarista que está dinamizando a evangelização da juventude na paróquia, esta Assembleia: “foi extremamente positiva. É preciso que toda a Paróquia, a começar pelos conselhos comunitários, entre neste processo. De fato, não basta apenas o jovem entrar na dinâmica da Jornada Mundial da Juventude. É preciso que todos, adultos e jovens, participem afetiva e efetivamente, viabilizando a participação do jovem, ainda que não-praticante, a todos os momentos/eventos que nos ajudarão a melhor celebrar a Jornada da Juventude”.  Deste modo, a Paróquia São José faz a opção pelo jovem, ou seja, por este caminho a percorrer, a Igreja de lá assume a possibilidade de tornar-se uma Igreja rejuvenescida.
Créditos: Rômulo Conceição

Nenhum comentário:

Postar um comentário